Auto Estrada 16 (A16)

Após uma semana da abertura ao tráfego da nova A16.

"A nova A16, auto-estrada que vai que vai ligar Cascais e Sintra à CREL da concessionária Ascendi (antiga Aenor - Grupo Mota-Engil e Espirito Santo Concessões) prevê que 26 mil veículos vão circular nesta nova via diariamente, funcionando como alternativa à A5 e ao IC19 (...) A lógica rodoviária vai melhorar imenso as condições de acessibilidade das populações de Sintra e Cascais. Todos os destinos para norte como a zona expo e a ponte Vasco da Gama ficam mais facilitados”, disse Rui Guimarães, director técnico da Ascendi durante uma conferência de imprensa de apresentação da nova A16. “Por exemplo a população de Agualva pode optar pela A16 em vez do IC19, o que corrige um problema que era a própria entrada no IC19 (congestionada)”, adiantou.


A circulação  vai ser paga em parte dos 23 quilómetros de extensão:
A VER
Cascais/Linhó - Grátis
Linhó/Ranholas - 90 cêntimos
Ranholas/Lourel - Grátis
Nó de Sacotes/Telhal - 50 cêntimos
Idanha/Ic16,CREL - 50 cêntimos


A16 divide-se entre IC16 do nó de Lourel ao nó da CREL, e IC30 entre Lourel e Alcabideche, articulando o IC19 e a A5, ligando Cascais e Sintra ao nó de Belas na CREL.
A A16 abrange os concelhos de Cascais e Sintra e vai criar uma nova circular exterior na área metropolitana de Lisboa, atravessando zonas altamente povoadas como Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Belas.

Sem comentários:

Enviar um comentário